sábado, 31 de outubro de 2015

Semana difícil pra quem anda de balaio em BH

Esta semana começou com o aumento das passagens de ônibus autorizado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Bittencourt. Na maioria das linhas, o valor passou de R$ 3,10 para R$ 3,40. E neste domingo (31), o quadro de horários de 66 trajetos será reduzido. Que beleza...

Sobre o aumento, as empresas de ônibus alegam que estão tendo prejuízo, principalmente depois da implementação do Move que retirou várias de linhas de circulação e permitiu ao passageiro fazer mais de uma viagem com apenas um pagamento.

Na decisão do presidente do TJ, o prejuízo é justificado e vai ser melhor assim. Isso porque, segundo ele, o reajuste anual previsto para dezembro seria uma paulada beeem maior se este aumento não fosse permitido.

A Defensoria Pública vai tentar todos os recursos possíveis, mas, cá pra nós, a prefeitura não vai desistir deste aumento.

Ora, na minha humilde opinião, a prioridade no transporte público tem que ser o público. Mas a população é que tem arcado com os prejuízos das donas dos ônibus.
As prioridades estão meio confusas, não acham?

Sobre a redução do quadro de horários de 66 linhas, a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) alegou que a mudança não afeta a circulação em horários de pico e que apenas 1% do total das viagens será retirado.

Bom, complicado incentivar o uso do transporte coletivo se você não puder voltar de ônibus depois daquela cervejinha com os amigos. Complicado também para quem (como eu) trabalha nos fins de semana e feriados. E se eu quiser pegar um cineminha da sessão das 22h e voltar de balaio? Melhor separar o dinheiro do táxi ou esperar chegar no Netflix.

Dá uma olhada na matéria do portal G1 para ver se alguma linha que você costuma pegar tá na lista. Tem pelo menos 12 trajetos aí que eu costumo frequentar.

Depois não reclama que a cidade um dia vai parar,
que há muitos carros na rua,
que o roubo de veículos aumentou,
que não tem lugar pra estacionar,
que tem muito flanelinha,
que tem muito radar,
que tem muita multa,
que o IPVA tá um absurdo,
que tem muita violência no trânsito,
que a qualidade do ar tá péssima.

Transporte coletivo é qualidade de vida.

Pra descontrair, dêem uma olhadela na figura abaixo que o Vinícios Castro mandou. Abraço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário